Lixo que não é lixo!
Mais da metade de todo o lixo que produzimos em nossas casas é formado por sobras de cozinha. Esse material, quando vai para os aterros sanitários se torna uma das muitas formas de poluição. Mas este mesmo material pode se transformar em um ótimo adubo para hortas e jardins. Esse adubo é chamado de composto.
Composto
É o material que se forma da decomposição da matéria orgânica. Essa decomposição é feita por pequenos seres vivos que estão presentes no próprio composto. São estes seres que transformam aquilo que já está morto em nutrientes que poderão ser utilizados por outros organismos (as plantas, por exemplo). O composto melhora a saúde do solo, aumenta o número de minhocas, insetos benéficos (tatuzinho, cachorrinho da terra) e reduz a incidência de doenças das plantas.
O que pode? Restos de alimentos (cascas e partes estragadas), borra de café, erva-mate, esterco (menos de cães e gatos), restos de jardim (folhas, sobras de poda, grama cortada).
O que não pode? Plástico, vidro, latas e papel.
Alguns cuidados:
1) Os resíduos deverão ser colocados em camadas;
2) Os restos de alimento deverão sempre ser cobertos com folhas, areia ou jornal umedecido para não acumular moscas e baratas;
3) O composto deve ser revolvido semanalmente;
4) Será feito na sombra para não encharcar e ter proteção do sol.
Separe seu lixo! A natureza agradece!
Escola Luciana de Abreu: educação ambiental com cidadania e participação!
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário